sábado, 11 de março de 2006

PORTO CANAL, UM NOVO CANAL DE TELEVISÃO



Recupero agora uma notícia editada no Diário de Notícias da última segunda-feira (de David Mandim com fotografia de Hernâni Pereira). Trata-se do arranque, a 23 de Junho próximo, véspera de S. João, do novo canal de televisão, Porto Canal, dentro da programação da TV Cabo. Segundo a notícia, Bruno Carvalho, na foto, será o director-geral e Daniel Deusdado o director de informação. Este último é também responsável por uma das produtoras externas (Farol de Ideias, a que se juntam Filbox - de que José Miguel Cadilhe é sócio -, Media Luso e OP). O capital social é de €1 milhão, divididos por empresas e autarquias.

Da grelha, faz parte o programa Insónias, apresentado por Rosa Bela Ferreira, recuperado da desaparecida NTV. A informação terá produção interna e recurso a agências internacionais, com três blocos diários. No canal trabalharão cerca de 50 pessoas, das quais 22 jornalistas.

No momento em que se fala de outro projecto licenciado também do Porto, Invicta TV, desejo boa sorte à Porto Canal.

5 comentários:

Anónimo disse...

A Invicta TV limita-se a passar entrevistas em "loop". Foi anunciado por várias vezes o arranque do canal, mas houve sempre um qualquer problema. Claro que o que começa com ambiguidades dificilmente chega a bom porto. A empresa era Norte-americana (a Finanza investments) com sede em washington (onde ninguém conhece a empresa), mas no primeiro site anunciava um número de telefone (fax) de Salt Lake City, que nunca ninguém atendia (eu tentei várias vezes, sem resultado), depois o número desapareceu do site. As voltas que a Invicta TV deu para contornar a AACS, chegaram a tocar o ridículo. Nem sei como a TVTel embarcou nessa aventura - e foi segunda escolha - a TV Cabo não foi nessa.
Espero que a Porto Canal consiga rapidamente dotar o Norte com um canal.
Parabéns pelo web log, que é fantástico.
Francisco Duarte

Anónimo disse...

Como já deve ter conhecimento as emissões regulares da invicta tv já começaram. A televisão é fruto do dinamismo de um dos sócios da finanzza Investments que é um Portugues - Victor Fernandes. A televisão têm um quadro de pessoal que emprega profissionais exclusivamente da região do grande Porto formado nas diversas universidades do país. Têm como comentadores algumas das vozes mais influntes do Porto e da sua região, dando à televisão uma exigencia superior. É um projecto realista financiado pelo sector privado que têm como objectivo tornar as televisões regionais uma realidade em portugal. É uma televisão do Porto feito para o Porto. Esta televisão não pode ser comparada com o projecto do Porto Canal. Pois esse projecto têm como publico alvo o país e não o Porto. É financiada pelos dinheiros publicos - Camaras Municipais, Universidades, Associações Publicas, etc. E é por causa destes financiamentos e ligações publicas que a entidade reguladora esta a por entraves á sua legalização. A entidade têm duvidas da finalidade deste tipo de canais, se são informativos ou de apenas divulgação dos seus accionista. Mais uma vez peço para não comparar um projecto jornalistico - InvictaTv, com um projecto que ainda não está muito bem definido - Porto Canal. (Não pertenço da Invicta TV mas tenho amigos que lá trabalham e amigos nas produtoras que querem criar o Porto Canal)

Anónimo disse...

Quem conhece o percurso do Sr. Victor Fernandes, administrador da dita Invicta Tv, não se espanta com o agora tornado público pela notícia do JN que podem ver em:

"Administrador da Invicta TV está sob suspeita de burla"
http://jn.sapo.pt/2006/09/27/televisao/administrador_invicta_esta_suspeita_.html

e que ilustra bem a aventura de enganos de quem embarcou no hipotético "projecto de tv".
Para maior elucidação sobre o embróglio da legalizaçao do canal que não lembra senão a uma mente utópica ver tb:

"Reguladora analisa indícios de ilegalidade"
http://jn.sapo.pt/2006/09/27/televisao/reguladora_analisa_indicios_ilegalid.html

Ainda há dúvidas!!!!!
Sem mais comentários

Anónimo disse...

Então e agora (30/09/2006) o que é que o caro senhor tem a dizer sobre esse tal de Vitor Fernandes e a Invicta TV?

Anónimo disse...

Nova opinião sobre a Invicta Tv desta vez de Rui Reininho no JN:

http://jn.sapo.pt/2006/09/30/opiniao/invicta_filmes.html