quarta-feira, 22 de março de 2006

VOZES DA RÁDIO

Os media clássicos - imprensa e rádio, nomeadamente - e os novos media, como os blogues, já deram duas notícias sobre vozes da rádio, desde ontem ou anteontem. Uma é agradável, a outra triste.

A agradável é a nomeação de José Nuno Martins para provedor do ouvinte na RDP (rádio do Estado). A voz do programa "Os cantores da rádio" e de muitos outros tem um reconhecido mérito. Durante muitos anos, Nuno Martins foi um dos realizadores de rádio da minha preferência, formando o bom gosto por ouvir a rádio.

A notícia triste é a morte de José Ramos, inconfundível voz da rádio e também voz off na SIC. Tinha 51 anos de idade. Hoje, quando eu vinha de automóvel da universidade para casa, ao começo da tarde, escutava Luís Caetano, no seu programa da Antena 2, a homenagear o locutor e realizador da rádio, pondo no ar uma das suas últimas colaborações na Antena 1, de manhã, nos "reis da rádio". José Ramos chamava "caramelo" a um director de antena de uma rádio temática, que tinha uma playlist de 250 canções e as punha em medição de audiências para saber o que passar na antena da estação, para agradar à mesma audiência.



Observação: retiro de empréstimo as páginas em papel do Diário de Notícias e do Público de hoje para ilustrar as duas notícias.

Sem comentários: