terça-feira, 16 de maio de 2006

PRIME TIME

Prime time é um título sugestivo, com um igualmente apelativo subtítulo: Do que falam as notícias dos telejornais. Depois, tem um prefácio de Francisco Pinto Balsemão. E o lançamento do livro contou com o ministro Augusto Santos Silva, com a administração da RTP e com apresentação de Fernando Madrinha, um dos mais conhecidos e prestigiados jornalistas do Expresso.

Claro, estou a escrever sobre o livro de Nuno Goulart Brandão, editado com a etiqueta Casa das Letras, poucos meses após doutoramento que o autor defendeu no ISCTE (e aqui referido) e quatro anos depois da edição do seu texto de mestrado (O espectáculo das notícias, Editorial Notícias).




Retiramos do livro o seguinte: "A televisão está cada vez mais rendida ao modo espectacular e dramático, reduzindo a vida quotidiana principalmente ao signo do consumo, da sedução, do desejo e de uma forte necessidade de procura de gratificação. Tudo é apresentado numa lógica de mercado como consumível e acessível, afastando progressivamente os seus telespectadores de uma visão de cidadãos e reduzindo-os decisivamente ao posicionamento de meros consumidores" (p. 16).




[estas duas últimas imagens foram cedidas gentilmente por Inácio Beirão]

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