sexta-feira, 14 de julho de 2006

NOVO LIVRO DE GUSTAVO CARDOSO

Foi publicado, pela prestigiada Fundação Calouste Gulbenkian, o livro de Gustavo Cardoso, Os media na sociedade em rede, com prefácio de Manuel Castells (634 páginas).

Segundo o prefaciador, "Gustavo Cardoso analisa a transformação tecnológica e social dos media, no mundo e no caso específico em observação, Portugal, relacionando a evolução dos media tanto com a mudança tecnológica como com a mudança social. Ele enfatiza a emergência de uma Sociedade em Rede, construída a partir de redes sociais e organizacionais baseadas nas tecnologias electrónicas de comunicação".

Como ainda não tive oportunidade de ler o livro, retiro uma pequena parcela dos seus agradecimentos, no caso escolhido a Fausto Colombo, da Universidade Católica de Milão: ele e a sua equipa do Osservatorio della Comunicazione permitiram ao autor "acompanhar as suas investigações sobre a relação geracional e a televisão, os estudos sobre as utilizações dos telemóveis e um novo olhar sobre as fruições culturais e comunicacionais das audiências de media" (p. 22). E, mais à frente, destaco a sua hipótese de trabalho: "o sistema dos media se articula cada vez mais em torno de duas redes principais, as quais por sua vez comunicam entre si através de diferentes tecnologias de comunicação e informação. Essas redes constituem-se, respectivamente, em torno da televisão e da Internet, estabelecendo nós com diferentes tecnologias de comunicação e informação como o telefone, a rádio, a imprensa escrita" (p. 29).

Sem comentários: