quinta-feira, 20 de julho de 2006

UM LIVRO DE BARBIE ZELIZER

Em 2004, Barbie Zelizer fez sair o livro Taking journalism seriously. Professora de comunicação na Annenberg School for Communication, da Universidade de Pennsylvania, e antiga jornalista, Zelizer parte do princípio que, se o jornalismo é uma matéria a estudar, deve também sê-lo na investigação sobre jornalismo, duplicidade que ela vê como vital para a actividade.

Assim, para além dos conceitos, importa a sua aplicação, pelo que se torna evidente atender às forças que estão por detrás dos conceitos: indivíduos, organizações e grupos de pressão do (e no) jornalismo. A proposta de Zelizer assenta numa pesquisa sobre o jornalismo e várias disciplinas à sua volta, tais como sociologia, história, estudos da linguagem, ciência política e análise cultural, áreas a que dedica um capítulo a cada uma delas.

O seu ponto de partida é que o estudo do jornalismo provém de diferentes comunidades interpretativas, devido às diversas disciplinas que se têm proposto analisar. Comunidade interpretativa quer dizer que um fenómeno é interpretado, é resultado da leitura de textos interpretativos que reflectem perspectivas e argumentos diferentes conforme a comunidade. O objectivo da comunidade interpretativa não é resolver um problema mas compreender o significado.

Num livro muito bem feito, Barbie Zelizer aborda o jornalismo a partir das disciplinas enunciadas acima. Confesso que estou mais perto da interpretação sociológica, dado tê-la trabalhado mais frequentemente, mas reconheço a importância igual de outros campos, como a ciência política e os estudos culturais. A autora opõe-se, embora o elenque especificamente, à ideia de fim do jornalismo (pág. 204), cujas principais características são o aparecimento da CNN, a orientação dos jornais para o mercado e o seu decréscimo em termos de tiragens, o infotainment, a luta pelas audiências em televisão, o peso crescente da reality tv, o fim da objectividade e a incapacidade dos jornalistas protegerem as suas fontes. É que o seu interesse basilar consiste em saber como falam os jornalistas da sua actividade e como os investigadores observam o jornalismo (profissão, instituição, texto, pessoas e conjunto de práticas).

Leitura: Zelizer, Barbie (2004). Taking journalism seriously. News and Academy. Thousand Oaks, Londres e Nova Deli: Sage, 286 páginas, custo médio: €72,16 (capa dura).

Sem comentários: