segunda-feira, 14 de agosto de 2006

A EUROPA E OS MEDIA

O livro O alargamento da União Europeia e os media. Impacto no sector e nas identidades locais, coordenado por Paulo Faustino e editado pela MediaXXI, é um significativo contributo para a compreensão do papel dos media na Europa comunitária a 25 países.

São 424 páginas de texto, divididas em sete capítulos: a Europa dos 15 aos 25 países, os media como pilar de integração social, perspectivas nacionais e internacionais, estruturas e desenvolvimentos dos media em Portugal, alargamento da UE em termos de impacto económico, inquérito sobre o impacto do alargamento nos media portugueses e conclusões.

Em termos de síntese conclusiva (pp. 366-369), o estudo confirma que os media contribuiram para a criação de uma identidade europeia e configura a oportunidade para os media nacionais do alargamento. Como ponto de destaque, frisa-se que "É importante dar um novo alento ao discurso dos media sobre a Europa para que a visão «simbólica identitária" seja aprofundada, em que a realidade europeia - desde as suas estruturas às singularidades - tenha visibilidade". Será importante que a informação possibilite mais aprofundamento da perspectiva europeia quanto a empresários, profissionais e especialistas dos media.

Os autores dos capítulos são Alan Albarran, Arons de Carvalho, Carla Martins, Fernando Cascais, Helena Sousa, Hugo Marques, João Palmeiro, Juan Roca, Luís Tomé, Paula Cravina, Paul Murchetz, Francisco Rui Cádima e Vanda Ferreira. O livro contou ainda com a colaboração de Rogério Santos, Vera Lança e Joana Simões Piedade.

Recordo que o tema esteve em discussão pública durante o passado mês de Maio no blogue
EUMedia.

Sem comentários: