segunda-feira, 9 de outubro de 2006

NODDY

Aluna do mestrado de Ciências da Comunicação (UCP), Susana Lopes Deusdado fez, para um dos módulos que leccionei no ano lectivo transacto, um trabalho reflectindo sobre a televisão no quotidiano do público infantil. Ao escolher como case-study a série Abram Alas para o Noddy, ela pretendeu aprofundar conhecimentos quanto à relação existente entre criança e televisão. Como questões de partida, Susana Deusdado vê que alguns dos desenhos animados que se inserem nestes programas infantis, além de incitarem ao consumismo, apresentam por vezes um conteúdo violento, transformando a violência em diversão.

Para o trabalho, foi feito um inquérito a 25 crianças de duas escolas na área da Grande Lisboa, no Centro Paroquial do Feijó e na EB1 Nº 66 da Charneca do Lumiar. Foram abrangidos ambos os sexos, com 8 anos (13 inquiridos, 52%), 7 anos (8 respondentes, 32%) e 6 anos (4 inquiridos, 16%). Em termos de sexo, 15 eram meninas (60%) e 10 rapazes (40%).

O Noddy é uma personagem criada por Enid Blyton, em 1949. Surgido inicialmente em livros, tornou-se depois "vedeta" de desenhos animados na televisão, programa dirigido essencialmente a crianças em idade pré-escolar. Produzido pela BBC Worldwide e Chorian, em Portugal, passa nos canais 2: e Panda. O Noddy baseia-se em personagens infantis clássicas. Assim, o Noddy surge no País dos Brinquedos, como uma personagem encantadora, amiga e simpática, com tendência para se envolver em mal-entendidos ou pequenas partidas. A ele, juntam-se as personagens Senhor Lei, Sonso, Mafarrico, Orelhas, Macaca Marta, Ursa Teresa, Turbulento, Boneca Dina, Gata Rosa, Senhor Sempre-em-pé, Senhor Faísca, Urso Rechonchudo, Xadrezinhos, Senhor Volumoso e o Rato-de-Corda. A disposição de actividades dissemelhantes nos livros, adequadas a todos os gostos, como o "Descobre as diferenças", "Labirinto", "Verdadeiro ou Falso" e "Forma pares", assim como outros jogos educativos, "fazem acrescer as probabilidades de revelarem mais tarde um grande gosto pela leitura, desenvolvendo também a sua aprendizagem a nível do vocabulário, atenção e apreensão da criança", escreveu Susana Deusdado.

No que respeita ao merchandising, foram desenvolvidos produtos infantis associados à marca Noddy: jogos, bonecos, peluches, mochilas, material escolar.


Quando questionados no que concerne à personagem preferida no programa Abram Alas para o Noddy, foi inteligível verificar que a personagem com maior impacto junto do público infantil, diz respeito ao Noddy, com 22 inquiridos (17%), imediatamente seguido pelo Orelhas, com 19 (15%) e a Ursa Teresa com 16 inquiridos, correspondente a (13%). Nas personagens consideradas menos importantes pelos respondentes, sobressaem o Sonso com 7 (5%) e o Mafarrico com 8 (6%).


A existência de um programa infantil deste género vem revolucionar por completo, a panorâmica da televisão portuguesa, denotando-se algumas melhorias, quer em termos de programação como de conteúdo, escreve Susana Deusdado. Ao proceder à realização do inquérito por questionário com vista à obtenção de respostas para a investigação, ela pôde constatar que a imagem transmitida pelo programa impulsiona a compra de produtos relativos ao Noddy, fortalecendo a ligação entre o público e a televisão. Ao adquirirem produtos Noddy, as crianças procuram estabelecer uma relação de identificação com as personagens do programa, através da aquisição de uma imagem alegre e divertida, onde reine a fantasia.

1 comentário:

Andreia Brites disse...

De facto, parece-me que o fenómeno 'Noddy' pode ser bem aproveitado, se pais e educadores previlegiarem o livro na sua relação com o desenho animado, e não todos os outros complementos que podem saturar a própria imaginação das crianças. Terem em casa livros do Noddy permite-lhes regressar ao seu universo sempre que desejarem. E isso é o mais importante que um livro pode oferecer. Mais do que livros de actividades, t-shirts, bolachas ou mochilas.
Andreia