domingo, 1 de outubro de 2006

O NASCIMENTO DE UMA CRIANÇA EM DIRECTO PELA TV



A partir do próximo domingo, a produtora Endemol (do Big Brother) vai emitir um novo programa no Channel 5, no Reino Unido, Birth Night Live, apresentado por Gabby Logan [Jo Revill, The Observer de hoje]. De que se trata?

Exactamente: mostrar o nascimento de um bebé, através da televisão. O programa durará cerca de duas horas, com os seus produtores a exaltarem o milagre do nascimento, esperando-se que a criança não demore a nascer mais do que o tempo previsto. Histórias médicas, em especial aquelas que envolvem cirurgias, parecem trazer largas audiências, como outros programas televisivos têm proporcionado.

A esta opção do bebé-estrela de televisão opõem-se médicos, que acham que a presença da equipa de televisão afecta a segurança da mãe, e os seus níveis de stress, e que pode influir no comportamento do recém-nascido. A Ofcom - a ERC inglesa - só poderá actuar após o visonamento do primeiro programa.

A alegria de ver um nascimento natural (e/ou cesariana) será, assim, um programa com polémica em torno de si. O que lembra outros reality-shows como mostrar autópsias ao vivo (Channel 4, em 2002), cirurgias plásticas (Channel 5, em 2004) e à obesidade (ITV, em Fevereiro deste ano). Parece não escapar da televisão nenhum momento íntimo do ser humano, que se torna ele próprio na principal estrela do espectáculo.

Sem comentários: