Para além de futebol, novelas e reality-shows, a audiência segue os noticiários e reportagens - é a conclusão do trabalho de Luísa Oliveira, editado ontem na Visão.
A jornalista seguiu os estudos da Marktest para a semana de 24 a 30 de Outubro: o noticiário da RTP figura entre o 1º e o 10º lugar, o da SIC entre o 3º e o 12º lugar, o da TVI entre o 4º e o 11º lugar, a "Grande Reportagem" (SIC) no 5º lugar e "Em Reportagem" (RTP) em 6º lugar. Há um número reduzido de leitores de jornais (70 cópias por mil habitantes), mas as primeiras notícias a que prestamos atenção são as dos noticiários das 20:00.
Os canais aproveitam, na perspectiva de Rui Cádima (Universidade Nova de Lisboa), para a contaminação da lógica da programação nas práticas informativas. A informação noticiosa da televisão, que se estende por muito mais tempo do que nas congéneres europeias, cede frequentemente ao espectáculo.
Obrigado a Marina Fernandes por me ter chamado a atenção para o texto da Visão.
Sem comentários:
Enviar um comentário