Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quinta-feira, 11 de janeiro de 2007
ADEUS AO CENTRO DE TELEVISÃO DE LONDRES
o gUARDIAN CHAMA-LHE EDIFÍCIO ANALÓGICO.
Por isso, é que o meu computador trocou as dimensões das letras do parágrafo anterior, a partir de texto de Matt Wells.
Do que se trata? Do encerramento do Television Centre que a BBC possuía na parte ocidental de Londres, o qual, durante os últimos cinquenta anos, se tornou um edifício marcante na história da BBC, nomeadamente com a produção de shows como Top of the Pops e Blue Peter. O edifício principal é conhecido por "donut", dada a sua forma arredondada. A estátua que está no Television Centre representa o deus grego Hélio, simbolizando a luz da televisão no mundo (inicialmente era uma fonte mas o ruído da queda de água levantou protestos, acabando por abandonar esta função). Em Março de 2001, uma bomba do IRA rebentou em frente a este centro, danificando a sua fachada, mas ninguém ficaria ferido.
Há uma razão principal, para além desta questão do analógico versus digital e alta definição. A BBC viu reduzido o orçamento público e tem de se desfazer de edifícios, num momento em que a produção de programas passa lentamente da estação pública para produtoras independentes. Tal como se passa em Portugal.
Espera-se que, até 2009, cerca de 1800 profissionais ligados a programas infantis, desportivos e trabalhando para a Radio Five Live se deslocalizem para Salford, na Grande Manchester, posicionando esta cidade com ainda maior capacidade de produção nas indústrias culturais como a televisão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
ENCONTRO DE BLOGUES DE CINEMA
ÚLTIMAS
1º ENCONTRO NACIONAL
DE BLOGUES DE CINEMA
(Famafest, Famalicão,
Março de 2007)
NOVAS DATAS:
16 a 24 de MARÇO DE 2007
O I Encontro Nacional de Blogues de Cinema vai ter lugar em Famalicão, durante o próximo "Famafest" (Cinema e Literatura), entre 16 e 24 de Março (o Encontro ocupará sexta, sábado e domingo, 16, 17 e 18). Os participantes terão direito a um livre transito para todo o festival, se assim pretenderem, e a organização do festival vai providenciar, junto de hotéis, residenciais e restaurantes para obter “preços módicos” para os inscritos.( ... )
publicado em
http://lauroantonioapresenta.blogspot.com/
Enviar um comentário