- O que nos interessa, neste artigo, é evidenciar as experiências vividas pelos jovens moradores da comunidade da Candelária, no complexo de favelas da Mangueira, e a relação com o espaço de habitação, seu significado e a "força do lugar" no cotidiano vivido, face às ordenações tecnológicas contemporâneas e à compressão tempo-espaço. Para isso, faremos uma breve digressão histórica para a contextualização da gênese urbanística da comunidade da Candelária, bem como estabeleceremos uma discussão conceitual sobre lugar e comunidade. Por fim, apresentaremos uma reflexão sobre o uso de tecnologias digitais.
Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sábado, 20 de janeiro de 2007
ARTIGOS DE REVISTA
Na revista Ciberlegenda, da Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil), de Dezembro último, Ana Lattanzi (UERJ) tem um artigo intitulado Blogs, Flogs, Orkut: mediações digitais de pertencimento comunitário. Do resumo, extraio o seguinte:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário