No dia 6, o Público anunciou a criação da primeira rede portuguesa de blogues (texto de Maria Lopes). Será o TubaraoEsquilo.pt. Paulo Querido, criador da rede e dono do nome, afirmou na peça que a rede será "uma espécie de primeira página de um jornal, onde aparecem os títulos e o lead das notícias interessantes que se podem ler no interior". O recurso à publicidade e ao pagamento dos blogueiros configura-se como a etapa seguinte de profissionalização.
Mas quem consultar o sítio TubaraoEsquilo.pt, lê o seguinte: "Não há nesta altura mais informação do que a sacada pelo Público (chapelada para o sentido jornalístico dos intervenientes na obtenção da notícia). O lançamento formal da TubarãoEsquilo ocorrerá brevemente. Até lá, nada temos a dizer sobre este projecto - excepto que vai ser um projecto importante na web social portuguesa ainda em 2007. Dúvidas? mail para info@tubaraoesquilo.pt".
Desejo muito sucesso a mais uma iniciativa do Paulo Querido.
4 comentários:
Já reparou bem na "rede" Tubarão Esquilo"?
Vários blogues da mulher do Paulo Querido, vários blogues de familiares do Paulo Querido, de pessoas que não se identifcam e que deve ser o próprio Querido, que há alguns meses se interlincam para "engordar", com publicidade paga aos autores. Reproduções do Diário da República, de artigos de jornal, de programas de aulas e trabalhos de alunos, tudo para criar tráfego, sem nada de substancialmente novo. Em suma, mais um truque das produções Querido.
Acho curioso que o publicite.
Tenho dificuldades em responder a comentários anónimos. O anonimato é uma forma de alguém se esconder, no que considero uma ausência consciente de afirmação da identidade própria.
Contudo, e dado que o assunto da interpelação me interessa, respondo.
Coloquei a informação, obtida a partir de uma notícia num diário de referência, o que me certifica quanto à qualidade da informação. Depois, o tema criação de redes de blogues é algo recente e que pretendo acompanhar.
Quanto ao modo como Paulo Querido está a gerir a sua rede não conheço - logo não posso emitir opinião.
Se o leitor anónimo acha curioso que eu publicite, garanto que o fiz no sentido de alargar a informação. Não tenho qualquer comissão para a publicitação nem sequer recebi dele convite para participar na rede.
Caro Rogério, obrigado pela referência. Obrigado, sobretudo, pelo seu olhar sobre o anonimato.
Caro Rogério, escusado será dizer que lhe responderei a qualquer pergunta que queira colocar sobre a TubarãoEsquilo. Digo-lhe isto por aqui, e não por e-mail, pois mandei-lhe dois mails no mês passado que pelos vistos não chegaram.
Pode portanto apagar este comentário.
Abraço
Enviar um comentário