A decorrer entre 21 e 27 de Maio no Teatro Maria Matos e no Cinema King, a 6ª edição da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa tem como país convidado a Rússia.
Na história da animação russa, há vários elementos fundamentais, tais como: 1) primeiro filme de animação em stop-motion com verdadeiro argumento, que não se limita a ser um conjunto de truques visuais, Lucanus Cervus (1910), de Vladislav Starevich, 2) primeira longa-metragem com marionetas animadas, The New Gulliver (1935), de Alexander Ptushko, que antecederia em dois anos Branca de Neve e os Sete Anões, dos estúdios Disney, 3) estúdio de animação não-norte-americano ou japonês que mais metragem de animação para cinema produziu (mais de 1500 filmes, incluindo mais de 30 longas-metragens), o Soyuzmultfilm, 4) primeiro filme completamente animado a ser lançado em IMAX, The Old Man and the Sea (1999), de Alexander Petrov, 5) "Melhor Filme de Animação de Todos os Tempos", de acordo com dois inquéritos internacionais realizados a especialistas do sector, um em 1984 e o outro em 2002: Tale of Tales, de Youry Norstein.
A Monstra é uma realização da Ânimo Leve em parceria com a EGEAC/EM, o Teatro Meridional e o Teatro Maria Matos. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do ICAM/CM, Embaixada da Rússia e de outras entidades públicas e privadas. Para saber mais, procurar em Monstra Festival.
Informação retirada de promoção do festival.
Sem comentários:
Enviar um comentário