Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 2 de abril de 2007
PRÉMIO PARA ANNA POLITKOVSKAYA
A newsletter de hoje do European Journalism Centre destaca o prémio póstumo atribuído à repórter russa Anna Politkovskaya pela UNESCO.
Seguindo a recomendação de um júri independente de profissionais dos media, o Director-Geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura, designou, na sexta-feira, a jornalista Anna Politkovskaya como a laureada de 2007 do Prémio UNESCO/Guillermo Cano World Press Freedom, atribuído anualmente no Dia Mundial de Liberdade da Imprensa, a 3 de Maio.
O prémio, criado em 1997 pela UNESCO, homenageia o trabalho de um indivíduo ou organização que defende ou promove a liberdade de expressão, em especial quando põe a sua vida em risco. Este ano, o 10º aniversário do Prémio é celebrado em Medellin, Colombia, a cidade onde viveu Guillermo Cano, o editor assassinado há 20 anos. Cano havia denunciado as actividades dos barões da droga do seu país. Anna Politkovskaya, assassinada em Outubro de 2006, implicava frequentemente nos seus textos para o Novaya Gazeta, jornal de Moscovo, a violência política diária russa na Tchetchechnia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário