Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
JORNALISMO E JORNALISTAS - NOVO NÚMERO DA REVISTA
O número mais recente da JJ - Jornalismo & Jornalistas (Julho/Setembro, nº 31) traz na capa os laureados com os Prémios Gazeta 2006 do Clube de Jornalistas (aos quais referi em mensagem escrita a 26 de Setembro): Jacinto Godinho, Manuel António Pina, João Pacheco e a revista Mais Alentejo).
Mas o interior da JJ - Jornalismo & Jornalistas traz outros motivos de atenção. Destaco, por estar mais perto da minha actividade, a reportagem de Cátia Candeias sobre os dez anos do CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo). Nelson Traquina, Mário Mesquita, Estrela Serrano, Paquete de Oliveira, Cristina Ponte, Ana Cabrera, José Carlos Abrantes, Fernando Correia, eu próprio, fazem parte do grupo de iniciadores de um ímpar projecto de investigação na área dos media e do jornalismo, cujo trabalho mais visível tem passado por seminários internacionais, por uma revista semestral sobre o tema e uma colecção de livros.
Destaco igualmente a memória trazida por Patrícia Fonseca da revista Flama. Esta, a par de revistas como O Século Ilustrado e a Vida Mundial, introduziu o gosto pela leitura por um formato de publicações que já há muito faziam sucesso noutros países. A Flama foi fundada em 1937 e era propriedade da Juventude Escolar Católica com jornal, passando a revista em 1944. Foi editada até 1976.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário