terça-feira, 2 de outubro de 2007

MEDIA E ATENÇÃO


Na Europa, entre 1/3 e 2/3 das crianças têm televisão no quarto. Um estudo de 2004 indica que os bebés e as crianças entre um e três anos, expostos a programas de televisão, estão mais propensos ao risco de sofrer um défice de atenção quando chegam aos sete anos. Bernard Stiegler (2007: 146) olha estes dados e interliga perturbações de atenção e predisposição para adopção de comportamentos anti-sociais. Um estudo já deste ano realça que a indústria da televisão destrói a educação. Isto porque a televisão provoca um colossal défice de atenção.

Continua Stiegler: perto do final do século XX, as indústrias de programas (ou indústrias culturais) têm uma posição preponderante nas sociedades industriais. A saturação informacional dessocializa o consumidor de informação, pois os conhecimentos e os saberes devem ser psiquicamente assimilados. Agora, a informação é uma mercadoria consumível, descartável e descartada, lançada nas descargas da informação. Há uma agitação contínua em cada indivíduo de que o constante uso do telecomando quando se vê televisão é um indicador.

Esta é uma posição pessimista. Contudo, eu juntaria ao défice de atenção e à saturação informacional a incapacidade de estar quieto, afinal a desconcentração provocada pelo excesso de informação e consequente perda de atenção. Não há reflexão, recolhimento, análise, mas imediatismo, resposta automática.

Leitura: Bernard Stiegler (2007). "Tomar cuidado: sobre a solicitude no século XXI". In Homi K. Bhabha et al. A urgência da teoria. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: