terça-feira, 15 de janeiro de 2008

FOTOGRAFIA - 2


O workshop Fotografia de Espectáculo, por Susana Paiva, vai decorrer nos dias 3, 5 e 10 de Fevereiro das 15:00 às 20:30 e 8 de Fevereiro das 20:00 às 23:00. Local: Kabuki - Centro d'Arte, à rua Newton, nº 10 B, em Lisboa (perto do metro dos Anjos).

Objectivos: "Falar de fotografia de espectáculo é falar de uma disciplina tão vasta e complexa como o seu objecto – um caleidoscópio de práticas e metodologias transversais que abarca todas as possíveis especializações fotográficas. Da arquitectura do efémero ao retrato dos actores e criativos, passando pela fotografia de espectáculo, se espelha na perfeição essa forma de Arte Total que está longe de se esgotar na fotografia de cena. Partindo do real observável, próximo do registo documental, para chegar à narrativa ficcional, tão próximo da fotografia publicitária e de moda, se traça a rota do workshop que se adivinha uma pequena incursão na história da fotografia contemporânea" (programa da organização).

Conteúdos:
1 - Imagem e memória. A materialização do efémero.
2 - Do texto ao palco. Dramaturgia da imagem.
3 - Do visível e invisível em teatro.
4 - Sarah Moon e Martine Franck. A fotografia de teatro em França.
5 - Retratos de Actores. O estúdio Harcourt.
6 - Imagens que mentem – a fotografia em Duane Michals.
7 - A realidade da ficção - Sophie Calle e Jeff Wall.
8 - Arquitecturas efémeras. Cenários materiais e virtuais

Inscrições: até 26 de Janeiro de 2008.

Participantes: o workshop destina-se a um número máximo de 14 participantes, a partir dos 16 anos de idade. Os participantes deverão ter acesso a uma máquina fotográfica digital e idealmente a um computador portátil.

Mais informações, como preços e perfil da orientadora do curso, no sítio da escola
Kabuki.

Sem comentários: