sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

OS MEDIA SEGUNDO DEVEREUX


Para Devereux, vivemos num mundo saturado de media, confrontados com mensagens e imagens distribuídas por conglomerados de media. Os media têm a capacidade de estabelecer comunicação com muitas pessoas de diversos níveis sociais.

O autor fala de cinco modos de conceptualizar os media para além da simples imagem de emissor e receptor: 1) textos mediáticos como produtos culturais de significado social, cultural e político, 2) media como indústrias ou organizações, 3) media como agentes da mudança social e globalização, 4) textos mediáticos como bens/serviços produzidos pelas indústrias mediáticas, e 5) media como agentes de socialização e poderosas fontes de significado social.

Devereux fixa oito temas centrais: 1) significado e extensão da globalização dos media, 2) propriedade e controlo dos media, 3) forças dentro e fora das organizações mediáticas que modelam a criação dos produtos mediáticos, 4) qual o melhor modo de analisar o conteúdo mediático, 5) como é que os textos mediáticos representam o mundo social, 6) peso democrático dos media em termos de acesso e participação da audiência, 7) de que modo são as audiências agentes activos na construção de significado, e 8) qual o impacto das tecnologias sobre a sociedade e o seu peso sobre a mudança social.

Em Understanding the media – título que nos remete imediatamente para McLuhan e em que parte substancial do livro pode ser lida aqui –, Devereux analisa o modo como os conglomerados de media monopolizam a propriedade e a distribuição de acontecimentos culturais, caso da compra e controlo de eventos desportivos e clubes de futebol. E escreve que, a par da concentração, se assiste a uma perda de importância da esfera pública mediática, o que traz consequências a notícias, reportagens e jornalismo de investigação. As notícias tendem para o entretenimento, populismo e "infotainment" e as audiências tornam-se consumidores e não cidadãos.

Docente da Universidade de Limerick (imagem dele com estudantes, retirada do sítio da sua universidade), Eoin Devereux [e-mail: eoin.devereux@ul.ie] tem interesses em sociologia cultural e económica, focada especialmente em análise dos media, exclusão social e pobreza, que ele tem estudado relativamente à Irlanda.

1 comentário:

Pedroom Lanne disse...

Oi, caro...

Estou fazendo uma pesquisa de mestrado que passa pela questão da mídia e já encontrei em vários textos a menção aos oito grandes conglomerados mundiais (e cheguei ao seu blog). Todos falam dos oito conglomerados mundiais, mas ninguém fala quais são, de fato, esses oito conglomerados. Você sabe quais são?

São: Disney, News Corp, AOL-Time Warner, Google e?

Meu e-mail: pbisneto@uol.com.br

Muito obrigado...