sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

OS VÍDEOS DO VIDEOLAB


Sérgio Gomes é paginador de um jornal de Coimbra e Pedro Almeida é professor de educação física. Um dia, este desafiou aquele, que dirigia um workshop sobre edição de vídeo no festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, a criar uma associação - o Projecto Videolab.

A história vem no Jornal de Notícias de hoje e fala igualmente da mostra de vídeo na livraria-café Gato Vadio (Porto), a partir de amanhã (já falei desta mostra no dia
4), organizada pelos dois. Custo dos bilhetes de ingresso: 1 euro. Escreve o jornal: "O bastante, esperam, para pagar as viagens entre Coimbra e a Invicta".


No texto, assinado por Nelson Morais (e fotografia de Bruno T. Pires), ainda há tempo para percebermos que a associação já passou mais de 500 filmes em três anos, sem subsídios nem intuitos comerciais, tendo com muita frequência aceitação de realizadores com trabalhos que estiveram nos melhores festivais a aceitar passar os seus vídeos gratuitamente. Com a qualidade como grande critério do Projecto Videolab, este espaço da internet transformou-se rapidamente numa boa plataforma de experiências artísticas.

O tema da mostra é You talkin' to me?, a frase que Robert de Niro repete em frente ao espelho em Taxi Driver, pois na maioria dos vídeos (18) aparece alguém a olhar ou a falar directamente para o espectador.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Rogério Santos,

Acompanhamos com muita atenção o seu trabalho na divulgação da cultura e foi com imenso agrado que vimos o nosso projecto incluído entre os seus posts.

Os nossos agradecimentos,
Projecto Videolab