Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sábado, 1 de março de 2008
REVISTAS FEMININAS
O Jornal de Notícias (Porto), na sua edição de hoje, dedica atenção aos vinte anos de revistas femininas - Elle, Máxima, Marie Claire - as chamadas glossy (papel encorpado e lustroso, orientadas para públicos femininos sofisticados e urbanos).
Maria Elisa Domingues, a primeira directora da Marie Claire portuguesa (franchise), disse ao jornalista Nuno Miguel Ropio: "Eram revistas que apostavam na moda e nós nunca o tínhamos feito. Não existiam produtores, fotógrafos e um sem número de profissionais, que depois formámos e hoje dão cartas neste tipo de jornalismo". As revistas dariam a conhecer, comenta o jornalista, nomes como Paula Moura Pinheiro, Catarina Portas e Isabel Stilwell.
É urgente o lançamento do livro de Helena Cordeiro sobre revistas femininas (cujo título será mais ou menos o seguinte: O papel principal - contributo para uma análise do que vêem as mulheres nas revistas femininas). Esteve indicado sair em Fevereiro, mas já estamos em Março. Trata-se de uma peça fundamental sobre recepção e consumo das revistas femininas, uma área primordial para a compreensão do mundo das mulheres urbanas, emancipadas e de estatuto social classe C1 e acima.
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