A conferência Digital Games 2008, Conferência sobre Jogos Digitais (Conference on Digital Arts), vai realizar-se no Porto, nos próximos dias 6 e 7 de Novembro (ver http://www.digitalgamesgroup.org/cdg2008), com deadline de submissão a 19 Setembro 2008.
Segundo a organização:
- Digital Games 2008 é um evento organizado pela comunidade portuguesa de jogos digitais - Digital Games Group. É a primeira conferência de uma série, que se deverá passar a efectuar anualmente, e pretende ser um encontro para promover a investigação e a indústria de jogos digitais em Portugal. Conta, para isso, com a participação de investigadores e profissionais da área de jogos digitais para divulgação de trabalhos e troca de experiências entre as comunidades académica e industrial.
Este ano, a Digital Games 2008 realiza-se em conjunto com a ARTECH 2008 - 4th International Conference on Digital Arts, no Porto, a 6 e 7 de Novembro. O evento será mutidisciplinar, assim como o é a área dos jogos digitais, e procura contribuições em vários tópicos, desde a arte de desenho de jogos a aspectos da sua computação, assim como a reflexão crítica. A conferência procura submissões originais, de qualidade, encorajando a participação quer da comunidade industrial, quer da comunidade académica.
Tópicos de interesse
1) Design - Desafios, Mecânicas e Regras; Interfaces e Interacção; Ergonomia e Usabilidade; Estética de Jogos Digitais; Narrativa, História e Personagens; Arte e Design de Jogos Digitais; Experiência de Jogo e Entretenimento; Serious Gamming,
2) Teoria - Efeitos Sociais, Culturais e Cognitivos; Teoria de Jogos; Comunidades dos Jogos; Modelos de Jogador; Jogos e outros Géneros: Cinema, Banda Desenhada, Artes Visuais, Música, Literatura, Publicidade,
3) Indústria - Gestão de Projectos de Jogos Digitais; Postmortems; Plataformas: PCs, Consolas, Telemóveis, TV Digital Interactiva, Ferramentas de Desenvolvimento; Testes de Jogabilidade; Propriedade Intelectual; Distribuição; Oportunidades Nacionais,
4) Computação - Computação Gráfica; Computação Afectiva; Inteligência Artifícial; Computação Móvel; Desenvolvimento Online; Realidade Virtual/Aumentada.
Características dos artigos
Os artigos podem ser escritos em Inglês ou Português, e não devem ultrapassar os limites definidos, incluindo todas as tabelas, figuras e referências. Full papers: 10 páginas, Short papers: 5 páginas, Demos: 2 páginas. Os full papers devem primar por serem inéditos e de relevância em termos de pesquisa teórica, empírica ou aplicada. Os short papers podem descrever pesquisas futuras, novas ideias ou estudos preliminares. As demos podem enquadrar pequenos protótipos que representem de algum modo um factor de inovação na área dos jogos digitais dentro dos tópicos de interesse da conferência. Todas as submissões devem seguir as normas das Lecture Notes in Computer Science (LNCS) (ver "Authors Instructions" em http://www.springer.de/comp/lncs/authors.html).
Os trabalhos submetidos serão avaliados e seleccionados pela Comissão de Programa. Os trabalhos com melhor avaliação serão publicados em formato e-book com ISBN. Sistema de Submissão: http://www.easychair.org/conferences/?conf=digitalgames2008.
[informação a partir da lista da SOPCOM, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação]
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