quarta-feira, 29 de abril de 2009

CONTEÚDO DOS MEDIA


The Content of media. Quality, profit and competition é o título do livro mais recente de Alfonso Sánchez-Tabernero, editado pela MediaXXI.

Conforme escreve Alan Albarran no prefácio, o livro de Sánchez-Tabernero procura explicar o que está mal nas indústrias dos media e porque a qualidade dos conteúdos tende a baixar e há necessidade de mais regulação. O autor, docente da Universidade de Navarra, tem estudado a gestão das empresas de media, a liderança, os conteúdos dos media e o tema da qualidade no sector do audiovisual. O livro assenta em três hipóteses: 1) a qualidade do audiovisual tem baixado ao longo das décadas, 2) a procura púbica não tem impedido esse declínio, pelo contrário, o público não mostra preocupações com essa perda de qualidade, 3) a vulgaridade nos conteúdos é um risco para o produtor de conteúdos. Se essas hipóteses são verdadeiras, isso deve-se à falta de concorrência na produção de conteúdo de qualidade, falta de talento dos que fazem os conteúdos, falta de profissionalismo por parte dos gestores e directores das empresas de media. Como forma de ultrapassar estas debilidades, Sánchez-Tabernero entende haver uma oportunidade para experimentar novas formas de gestão.

Sem comentários: