quarta-feira, 22 de abril de 2009

SEXTO E SÉTIMO ANÚNCIOS DO PÚBLICO

Não tenho a certeza se são os sexto e sétimo anúncios da actual campanha do jornal Público, editados anteontem e ontem, ou se foram entretanto publicados outros. A última referência à campanha ocorreu no passado dia 9, aqui.


Um anúncio, com um homem dentro de fato de astronauta, destaca as secções do jornal: internacional, nacional, local. Outro anúncio, com a imagem de outro homem jovem de gravata levemente desapertada e mangas arregaçadas e com uma máquina (telemóvel?) na mão, aponta para a economia, uma das principais secções do jornal.

As cores são esbatidas, as imagens têm falta de definição, as fotografias são tiradas de baixo para cima, tornando mais imponentes os indivíduos, significando autoridade, responsabilidade, convicção. O Público Sou Eu, diz a assinatura da mensagem, o que corrobora a atitude dos fotografados.

Numa das mensagens, escrevi "a quem se destina realmente a campanha? Aos leitores do jornal em papel? Aos leitores mais jovens"? Sim, parece-me ser essa a resposta: campanha dirigida aos leitores masculinos jovens do jornal. Mas esses já não estão na internet? Fico com dúvidas.

Sem comentários: