Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
TEXTOS SOBRE TEORIA JORNALÍSTICA
O número de Março traz um texto importante sobre a produção de notícias (hard e soft news, notícias de acontecimentos e de contextualização), de Pablo J. Boczkowski. Estuda o impacto desses tipos de notícias nomeadamente em ambiente de redacção online, com análise do principal jornal da Argentina, Clarín.com, em 2005 (tráfego diário de 400 mil visitantes únicos).
Boczkowski conclui pelo quase desaparecimento da distinção na produção de notícias hard e soft, substituído por novas distinções como diferenças de tempo, origem da informação e uso de ferramentas de comunicação na redacção. A aceleração da cobertura de notícias de ruptura e o alargamento dos ritmos temporais do trabalho editorial conduzem a novas práticas jornalísticas, falando-se em inovação mediática.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário