Indústrias Criativas no Brasil, livro organizado por Thomaz Wood Jr., Pedro F. Bendassolli, Charles Kirschbaum e Miguel Pina e Cunha, na Editora Atlas, foi agora lançado. O livro reúne estudos de investigadores brasileiros e estrangeiros, procurando divulgar melhor a área das indústrias criativas e os seus contributos para a criação de estéticas, emprego e produtividade. O índice do livro é o seguinte:
PARTE 1: A TEORIA DA PRÁTICA
1. Compreendendo as indústrias culturais (Thomas B. Lawrence e Nelson Phillips)
2. Compreendendo as indústrias criativas (Pedro F. Bendassolli, Thomaz Wood Jr.,
Charles Kirschbaum e Miguel Pina e Cunha)
3. O ecossistema das indústrias criativas (Paul Jeffcutt)
4. Os estudos em economia da cultura e indústrias criativas (Paulo Miguez)
PARTE 2: A PRÁTICA DA TEORIA
5. Cinema: a trajetória de comercialização de Cidade de Deus e Janela da Alma
(João Paulo Rodrigues Matta e Elizabeth Regina Loiola da Cruz Souza)
6. TV: o processo de criação das telenovelas (Lúcia Maria Bittencourt Oguri, Marie
Agnes Chauvel e Maribel Carvalho Suarez)
7. Teatro: as organizações teatrais e seu espaço de atuação (Samara Regina
Bernardino Hoffmann, Fabiula Meneguete Vides da Silva e Eloise Helena Livramento
Dellagnelo)
8. Teatro: a configuração estrutural de grupos teatrais (Samara Regina Bernardino
Hoffmann e Eloise Helena Livramento Dellagnelo)
9. Música: a evolução da cadeia produtiva (Davi Nakano e João Cardoso Leão)
10. Software: estratégias colaborativas na indústria de jogos eletrônicos (Alexandre
Souza Perucia, Alsones Balestrin e Jorge Renato Verschoore)
11. Indústria do entretenimento móvel (IEM): desafios na formação de um canal
de distribuição (Henrique de Campos Junior e Isleide Arruda Fontenelle)
12. Artesanato: comércio e inovação na indústria de base artesanal (Gustavo Melo
Silva, Magnus Luiz Emmendoerfer e Jorge Alexandre Barbosa Neves)
PARTE 3: MODELOS DE ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO
13. Aglomerações produtivas: proposta de um método de pesquisa (Elizabeth
Regina Loiola da Cruz Souza e Carmen Lúcia Castro Lima)
14. Economia criativa e regulação de conhecimentos tradicionais (Camila Carneiro
Dias, Elizabeth Regina Loiola da Cruz Souza e João Paulo Rodrigues Matta)
EPÍLOGO
15. Indústrias criativas e sua relevância para a ciência da Administração (Charles
Kirschbaum, Miguel Pina e Cunha e Thomaz Wood Jr.)
[informação a partir de Iniciativa Cultural]
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