Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

10.4.10

LIVRARIAS BERTRAND COMPRADA PELA PORTO EDITORA

A Porto Editora vai comprar a cadeia de livrarias Bertrand, o clube Círculo de Leitores e várias editoras até agora detidas pelo grupo editorial alemão Bertelsmann (Público online, às 8:33).

Com esta aquisição, o mercado editor português do livro e das livrarias fica mais concentrado. Na área editorial, passam a existir dois grandes grupos, Porto Editora e Leya. Juntas facturaram mais de 180 milhões de euros em 2008, com uma quota de 47%. Também a Almedina tem um papel importante nesta distribuição do mercado português. Quanto a livrarias, a Bertrand disputa a liderança com a FNAC, embora a aposta seja distinta, com o grupo francês a alojar-se em centros comerciais e a Bertrand a ter lojas também nas principais artérias das cidades.

Ainda segundo a notícia do Público, também em edição de papel, um estudos de mercado da GfK indica que o sector do livro facturou 137 milhões de euros entre Janeiro e Novembro de 2009, mais 7% face a 2008.

Sem comentários: