Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

26.5.10

EXPOSIÇÃO NO PORTO


A exposição Espólio de Arte Digital do Museu da Bienal de Cerveira na galeria Por Amor à Arte Galeria (R. Miguel Bombarda, 572, Porto) inaugura no dia 5 de Junho (Sábado), pelas 16:00 e fica patente ao público até 3 de Julho de 2010. Do comunicado da organização, lê-se:

  • Considerar as artes digitais como uma forma de expressão plástica, só por si, merece reflexão tanto mais que o computador é um instrumento de trabalho ao mesmo título que a rebarbadora o é para a escultura, a tinta em tubo pré-fabricada o é para a pintura. O problema reside no que é possível fazer com esses instrumentos para a execução da obra de arte, e as novas capacidades que são abertas ao criador face às novas ferramentas. É frequente confundir-se virtuosismo tecnológico com obra de arte, sobretudo numa época em que a novidade dos instrumentos nos maravilha com os resultados obtidos. É certo que, na área digital, há especialidades que beneficiam com esse virtuosismo, como seja a publicidade na web ou no cinema, as indústrias de divertimento como jogos e simulações virtuais, etc. No entanto não podemos esquecer que ao mesmo título que a música e a escrita, as artes plásticas são ciências onde a tecnologia é indissociável da criatividade, e por essa mesma razão as artes digitais são uma nova ciência que se tornou indissociável das novas formas criativas. A mostra aqui presente é certamente um exemplo vivo do aproveitamento tecnológico como forma de arte, por artistas que, não sendo especialistas da tecnologia, souberam aproveitar esta ferramenta para expressar as suas tendências artísticas pessoais, virtualmente, mas numa linguagem contemporânea.

Sem comentários: