Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

30.9.10

TENDÊNCIAS DA RÁDIO

Os novos caminhos da Rádio - Radiomorphosis. Tendências e Prospectivas é um relatório do Obercom, assinado por Jorge Vieira, Gustavo Cardoso e Sandro Mendonça. No seu sumário executivo lê-se:

"As mutações no campo dos media são essencialmente moldadas por duas grandes forças. Por um lado, prosseguem e ganham novas tonalidades os processos tecnológicos baseados na crescente digitalização e distribuição de conteúdos em rede. Por outro, prosseguem processos sociais de adaptação e de resposta criativa à inovação tecnológica. Da confluência de aspectos tecnológicos e sociais resulta a actual fase de transição do negócio da rádio. [...] Avançamos com a identificação de três tendências nas ofertas de produtos radiofónicos, linhas de evolução que se reforçam e vão surgindo, em graus de combinação diversos, nos vários processos de experimentação actuais: Narrowcasting (micro-segmentação de ouvintes, por exemplo, dr.dk radio), Drone station (semiautomatização da programação, por exemplo, Last.fm ou Grooveshark), Cloud radio (fusão no ambiente tecnológico, isto é, dada a crescente proliferação de possibilidades de audição electrónica nunca a rádio foi tão portátil e desdobrada em múltiplas plataformas)".

Sem comentários: