Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
GESTÃO DE PROGRAMAS DE VOLUNTARIADO NA CULTURA
Datas: 3 a 18 de Dezembro de 2010 (6ª e sábados)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
I. Conceitos fundamentais de Voluntariado
Ser Voluntário (significado, motivações)
Benefícios de um Programa de Voluntariado para Organização
Missão de um Programa de Voluntariado
Voluntários e Recursos Humanos
Modelos de Voluntariado (EUA e Europa)
Aspectos legais
Contrato ou compromisso? Políticas e acordos de voluntariado
II. Itinerário de gestão de um Programa de Voluntariado
Identificação da necessidade de voluntários; Criação de oportunidades de voluntariado
Envolvimento dos colaboradores e dos stakeholders
Custos de um Programa de Voluntariado
Recrutamento, selecção, acolhimento e formação
Supervisão, acompanhamento e avaliação
Reconhecimento e retenção
Saúde, Segurança e Seguros
Igualdade de Oportunidades e diversidade
Principais Intervenientes:
Community Service Volunteers, Institute for Advanced Volunteer Management, Londres, Arnie Wickens, http://www.csv.org.uk/
Voluntary Arts Network, Edimburgo, Fiona Campbell, http://www.voluntaryarts.org/
Kennedy Arts Center, Washington, Brooks Boeke, http://www.kennedy-center.org/
Setepés, Porto, Henrique Praça e Vânia Rodrigues, http://www.setepes.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário