quarta-feira, 3 de novembro de 2010

INDÚSTRIAS CRIATIVAS E INVESTIGAÇÃO CRIATIVA

Creative Research. The Theory and Practice of Research for the Creative Industries, de Hilary Collins, é um texto que leva ao conhecimento central das indústrias criativas através do desenho da investigação. O livro foca o problema de investigação e indica o processo de pesquisa dentro do campo criativo. Como introdução, aborda um conjunto de concepções filosóficas que baseiam uma investigação e as suas implicações no método escolhido.

Editado no mês passado, o livro divide-se numa introdução (contexto) e em quatro partes: definição do problema de investigação, gestão do desenho de investigação, gestão do processo de investigação, gestão da investigação. O livro procura compreender o papel da pesquisa nas indústrias criativas e realçar a importância da pesquisa como modo de validar a criatividade. As componentes fundamentais do projecto de pesquisa são: contexto, reflexão crítica sobre si, sobre a teoria e sobre a prática.

Hilary Collins é directora de estudos de pós-graduação no Euromed, Toulon, França, e tem uma grande experiência em ensinar métodos de investigação. Tem estudado as influências das múltiplas culturas na identidade e o impacto no campo da gestão do design.

Leitura: Hilary Collins (2010). Creative Research. The Theory and Practice of Research for the Creative Industries. Lausanne: AVA

Sem comentários: