Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

15.1.13

História do Rádio Clube Português (16)


O texto 16 da história do Rádio Clube Português, de 1 de Dezembro de 1965 (revista Antena, propriedade daquela estação de rádio), manteve o foco no ano de 1938. Aí foram destacados os programas religiosos, a transmissão de concerto de música de câmara do Teatro da Trindade, feita por linha telefónica de Lisboa para a Parede, onde estavam os estúdios da rádio, o teatro radiofónico com o entusiasmo de Manuel Lereno.

Uma referência grande no texto foi dada ao novo emissor de 30 kW (no texto, quilovátios) da CT1GL, o indicativo de então de Rádio Clube Português. Lê-se no texto: "a mais perfeita sob o ponto de vista técnico, a mais potente das emissoras peninsulares e uma das mais potentes da Europa". Custo: mil e duzentos contos, valor elevado se atentarmos a que as rendas de casas em Lisboa andariam entre cem e cento e vinte escudos, continua o texto. Os rendimentos da estação provinham das quotas dos seus sócios (e também da publicidade, que a estação já tinha sido autorizada a fazer publicidade).