Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

25.5.13

Multidão e televisão na perspectiva de Eduardo Cintra Torres

ECTComo escrevi há dias, Eduardo Cintra Torres publicou o livro A Multidão e a Televisão, em colecção do Centro de Estudos Comunicação e Cultura na Universidade Católica Editora.

A obra tem duas partes: representações teóricas da multidão e representações mediáticas da multidão. Na segunda parte, empírica, o autor analisa manifestações globais contra a globalização, marchas brancas, manifestações de professores, multidões musicais, multidões religiosas e multidões desportivas.

Da contracapa, retiro o seguinte: "esta relação [multidão e televisão] entre o «meio de massas» televisão e as «massas» nela presentes não recebeu até hoje atenção quanto ao seu significado sociológico e mediático. [...] Considerada na sua repetição e diversidade, a multidão adquire um carácter estrutural".

Em baixo, um vídeo com o autor, numa versão algo longa (11:47), mas com um inegável interesse documental, dado o conhecimento de Eduardo Cintra Torres sobre o tema, objecto de tese de doutoramento.