terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Número da revista Jornalismo & Jornalistas

JJChegou hoje às minhas mãos o número mais recente da revista Jornalismo & Jornalistas (55), referente a Julho/Setembro de 2013. O tema de capa aborda o estudo "As Novas Gerações de Jornalistas em Portugal", investigação realizada pelo ISCTE e pelo Instituto de Ciências Sociais e com apoio da Fundação Gulbenkian. Mercantilização, tecnologização e precariedade de emprego nos jornalistas são algumas palavras-chave que ressaltam do estudo, pelo que leio do trabalho agora publicado.

A revista revela quem são os Prémios Gazeta do Jornalismo 2012 na imprensa, rádio, televisão, fotografia, multimedia, imprensa regional, mérito e revelação. Jornalismo das rádios locais, apresentação do CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo), texto da jornalista Francesca Borri, que tem coberto a guerra na Síria, recensões de livros agora saídos e curtas análises a sítios da internet relacionados com os media são outros tópicos da revista.

Deixo para o fim dois textos de história da imprensa, o de Gonçalo Pereira sobre o aviador Charles Lindbergh e uma sua passagem pelo Minho, com jornalistas portugueses no seu encalço para obterem um exclusivo, e o de Francisco Pinheiro sobre Carlos Callixto, jornalista, professor e pioneiro do desporto em Portugal.