Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

22.5.14

Encyclopédie de la Parole

"É um concerto vocal", dizia um espectador a alguém com que se cruzou à saída. Concerto de vozes, pensei.  Desde 2007, a Encyclopédie de la Parole, dirigida por Joris Lacoste, vem recolhendo registos e repertório de fenómenos particulares da palavra, tais como cadência, compressões, melodias, repetições, timbres, saturações.

No espetáculo integrado no Alkantara Festival, a Encyclopédie de la Parole apresentou, entre outros, textos das reuniões dos Occupy Wall Street (2011), de filmes como ET (Steven Spielberg, 1982) e Taxi Driver (Martin Scorcese, 1973), excerto do álbum Home Invasion dos Ice-T (1993), conversas da audiência antes de um espectáculo registada por Joris Lacoste (2013), conversa entre duas crianças de dois anos registada por Stacy Doris (2008), excerto de uma conversa telefónica registada por Joris Lacoste (2012), excerto de conversa de amigos num jantar registado por Frédéric Danos (2013), excerto de um discurso de Obama (2008). A Suite nº 1: ABC são quarenta registos. O título quer dizer primeiro passo da composição vocal humana, o b-a-bá, o bláblá, o bruá, o vocabulário de base, o prazer da tradução e das entoações que fazemos dos sons das línguas que não entendemos, a actividade que as crianças fazem enquanto aprendem a língua, nunca mais acabando a repetição e entoação de um som, palavra ou conjunto pequeno de palavras.

Ver mais em Encyclopédie de la Parole.

[obrigado a Bruno Malveira]

Sem comentários: