Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

11.2.15

Os media e o movimento de 25 de Abril de 1974

Foi tema de uma investigação pelos alunos de comunicação social e cultural da Universidade Católica (cartaz de Daniela Trony). A professora Ana Paula Rias escreveu no começo do ebook ontem apresentado: "No início deste semestre, os alunos fizeram-me uma proposta irrecusável, a de repetir a experiência de um workshop, referindo o quanto tinham apreciado essa tarefa que os levara à Biblioteca Nacional, à Torre do Tombo, à Fundação Mário Soares, ao Centro de Documentação de Coimbra, ... Afinal ao contacto directo com as fontes. Tiveram os jornais nas mãos, os documentos, as cartas, as fotografias, ouviram intervenientes, jornalistas, recolheram inúmeros testemunhos e foram obrigados a sistematizar toda a informação recolhida em oito páginas, respeitando os critérios formais e respeitando as etapas da investigação histórica". Os alunos entrevistariam José Marques Vidal, Carlos de Almada Contreiras, Maria José Morgado, Marcelo Rebelo de Sousa, Vasco Lourenço, Guilherme de Oliveira Martins, Alberto Silva, Fausto, Maria Conceição Moita, Jorge Wemans, José Pedro Castanheira, Joaquim Vieira entre outros.


Ontem, Joana Reis, jornalista da editoria de política desde 2004, com a mesma licenciatura dos alunos agora autores do ebook, falou do seu livro A Transição impossível: a ruptura de Francisco Sá Carneiro com Marcello Caetano (2010, Casa das Letras) [imagem da mesa em cima; vídeo a seguir].

Sem comentários: