Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência mantida desde 2003.

3.10.15

Conversas à volta da Fotografia Estenopeica [Pinehole] com António Campos Leal

Uma conversa à volta das máquinas e imagens estenopeicas expostas no espaço Com Calma Espaço Cultural, Rua República da Bolívia, 5 C, Lisboa, 7 de outubro, às 19:30, com o organizador e fotógrafo António Campos Leal.

Para o organizador, "A designada de Fotografia Estenopeica a que o aparecimento da internet influenciou com a designação anglófona de fotografia “pinhole” mais não é que uma apropriação, como técnica fotográfica, do processo elementar da formação da imagem. A formação da imagem tem como razão de existência um simples furo. Furo pelo qual passam os raios luminosos reflectidos por superfícies e volumes. São esses raios luminosos que ao penetrarem através desse furo, no interior que qualquer volume escurecido formarão uma imagem sobre uma superfície com a possibilidade de reflectir os raios incidentes sobre a mesma. É então que, se nesse interior colocarmos um qualquer sistema sensível, teremos a possibilidade de recolher a imagem formada".


Sem comentários: