Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

17.6.16

Teatro Kabuki

Yoshitsune Senbon Zakura (義経千本桜) ou Yoshitsune e as Mil Cerejeiras é uma das três peças mais populares e famosas do repertório Kabuki japonês. Ela foi escrita em 1747 para teatro de marionetas por Takeda Izumo II, Miyoshi Shōraku e Namiki Senryū I e adaptada ao repertório Kabuki no ano seguinte.

No teatro Kabuki, um espetáculo é constituído por diversos atos, que se podem ver juntos (11:00, 14:45, 18:15) ou isolados, podendo comprar-se para ver uma só parte (ou metade dessa parte). A primeira cena da terceira parte representa uma viagem de primavera, com Yoshitsune em retiro no monte Yoshino, com Tadanobu e Shikuza trocando e tocando tambor, com danças, quer suaves quer quase acrobáticas, na época das cerejeiras e amendoeiras em flor. Mas Yoshitsune reaparece com os seus subordinados. Cantores narram a história, acompanhados por músicos. O género kabuki é representado apenas por homens. O teatro Kabukiza (Tóquio), na sessão das 18:15, estava cheio.


Sem comentários: