No Porto, dia 24 de maio de 2018, pelas 18:00, apresentação de livro "A Emissora Nacional e as Mudanças Políticas (1968-1975)"

sábado, 10 de março de 2018

Fernando Figueiredo e o conjunto António Mafra

Conheço bem o Fernando Figueiredo. Ele foi meu aluno (muito bom aluno) na Árvore, Cooperativa de Ensino Superior (Porto) e trabalhou comigo nas telecomunicações, conjuntamente com Carlos Vieira, Francisco Basadre, Júlio Teles e Maria Amélia Silva.

Agora, descobri que ele pertence ao conjunto António Mafra. Não o iniciado em 1955, quando em concurso de cançonetistas das freguesias do Porto organizado pelo Grupo Dramático e Beneficente Mocidade da Arrábida (Porto) se revelou o então vocalista do conjunto António Mafra (Manuel Barros Ribeiro). Em 1958, o encenador António Pedro precisou de uma tocata regional para peça de Camilo Castelo Branco e convidou o conjunto António Mafra. Os aplausos interrompiam a peça após a intervenção do conjunto (Jornal de Notícias, 23 de julho de 1969). O conjunto atuou nos Estados Unidos (1963, 1964 e 1968), Inglaterra, França e Canadá.

Como o Fernando Figueiredo (à direita na imagem) faz parte atual deste mítico conjunto portuense - grande e feliz surpresa -, prometo escrever, um dia próximo, sobre os Mafras.


Sem comentários: