No Porto, dia 24 de maio de 2018, pelas 18:00, apresentação de livro "A Emissora Nacional e as Mudanças Políticas (1968-1975)"

sexta-feira, 30 de março de 2018

Media e Portugal Contemporâneo em congresso

O Congresso Os Media no Portugal Contemporâneo: da Ditadura à Democracia, a realizar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a 18 e 19 de outubro de 2018, "pretende refletir sobre o papel dos meios de comunicação social – com ênfase na imprensa, na rádio e na televisão – no longo período da ditadura e nos primeiros anos da democracia portuguesa. Incluem-se neste quadro os media portugueses da metrópole e das províncias ultramarinas portuguesas. Numa perspetiva interdisciplinar, procura-se também discutir metodologias e problemáticas ligadas ao estudo do passado dos media. A par de sessões plenárias com apresentações acerca dos vários meios de comunicação social nos dois períodos, bem como de problemáticas principais e desafios que se colocam à história dos media, será reservado espaço a sessões paralelas, organizadas a partir de propostas de comunicações, que incidam sobre a ditadura até à década de 1980".

A organização apela à participação no congresso, através da submissão de propostas enquadradas em temas como media e sociedade, media e poderes político e económico, práticas e rotinas de trabalho, ruturas e continuidades, discursos, censura(s), legislação e regulação, olhares estrangeiros, cinema, cartaz e mural, publicidade e relações públicas, e metodologias e fontes para a história dos media. Outros temas serão aceites, desde que se refiram ao período cronológico definido, até ao dia 31 de Maio de 2018, para o endereço: congresso.media.portugal@gmail.com.

Sem comentários: