sábado, 26 de maio de 2018

"A Emissora Nacional e as Mudanças Políticas, 1968-1975) apresentada no Porto

Foi anteontem, ao final da tarde, que o meu livro A Emissora Nacional e as Mudanças Políticas (1968-1975) foi mostrado no Porto, com a professora Ana Isabel Reis (Universidade do Porto)  a apresentar a obra (ver vídeo no final da mensagem). O encontro decorreu na sede da Associação de Trabalhadores e Reformados da PT, à rua do Almada (fotografias de António Campo Leal). O livro, com a chancela da MinervaCoimbra, anteriormente apresentado em Coimbra e Lisboa, analisa a história da Emissora Nacional (1968-1975).


 Estudar o período antes e depois do golpe de Estado em 25 de abril de 1974 e da revolução que lhe sucedeu acarreta um risco de interpretação, por se estudarem dois tempos com agentes culturais e políticos antagónicos, o primeiro cheio de rotina, formalidades e defesa de um estilo, o segundo com experimentação, ruturas e conflitualidade interna, a refletir a realidade externa.

A investigação partiu da análise qualitativa do conteúdo de atas de reuniões do conselho de planeamento de programas e da direção da estação. Para o livro, segui outra documentação escrita, caso da imprensa diária e semanal (Diário Popular, Jornal de Notícias, Flama, Diário do Governo) e imprensa especializada no campo da rádio e das indústrias culturais (Rádio & Televisão, Plateia) entre 1968 e 1975. A investigação seguiu ainda a audição de programas gravados (arquivo sonoro da RTP), entrevistas a dezenas de profissionais da rádio (e indústrias criativas) e entrevistas conduzidas por Luís Garlito no programa radiofónico A Minha Amiga Rádio (Antena 1) e João Paulo Diniz no programa televisivo No Ar, História da Rádio Em Portugal.






(Fotografia de autor anónimo)

Sem comentários: