sexta-feira, 10 de setembro de 2004

OS PROGRAMAS MAIS VISTOS EM TELEVISÃO

Segundo a Marktest.com (Media Monitor), os canais generalistas passaram maioritariamente programas de ficção no primeiro semestre de 2004. Assim, os quatros canais de sinal aberto (RTP1, 2, SIC, TVI) dedicaram 22,7% da sua grelha a programas de ficção, com a duração média diária à volta das cinco horas e meia por estação.

A seguir, vem a publicidade (18,9% da emissão, numa média diária de quatro horas e meia por canal). Esta segunda posição da publicidade no conjunto das horas de emissão diz bem da sua importância e da distorção no conjunto das emissões. Mas a televisão comercial não pode viver sem a sua fonte de rendimento.

Em terceiro lugar vêm os programas de informação, com 17,4% nas grelhas dos canais generalistas, com uma média diária superior às quatro horas por canal. Divertimento, Cultura Geral e Conhecimento, Juventude e Desporto foram outros tipos de programas com maior oferta na televisão. É de realçar ainda o peso do desporto (Euro 2004) no final do período agora em análise, campeonato em que Portugal foi vice-campeão.

Sem comentários: