sábado, 27 de novembro de 2004

CINANIMA

cinanima.JPGDecorreu, anteontem e ontem, a projecção dos filmes premiados no último Cinanima (Espinho), aqui ao lado, na Culturgest.

Gostei mais da sessão inicial, com alguns filmes de animação portugueses, de que destaco os de Joana Toste (A dama da Lapa) e do colectivo das crianças das oficinas da Anilupa (No país da Gongolândia). Ambos mereceram os aplausos do público, porque divertidos e o último devido à ingenuidade dos seus jovens criadores.

Na minha memória ficaram ainda The regulator, de Philippe Grammaticopoulos e Legend of the origin of crawfish (de onde é oriunda a imagem do cartaz). Mas os que mais gostei foram South of north, de Andrey Sokolov, a história de dois caçadores marinhos, cuja disputa inicial redunda numa necessária cooperação perante as adversidades encontradas, e Wind along the coast, de Ivan Maximov, uma história divertida sobre os efeitos do vento nas actividades diárias dos cidadãos e animais de uma região. Pelos nomes, julgo tratarem-se de dois russos.

O auditório da Culturgest esteve cheio nos dois dias. O público foi mais generoso no segundo dia, aplaudindo todos os filmes.

1 comentário:

Anónimo disse...

...só para o felicitar pelo seu blog que considero extremamente interessante. Suzi Paula Pisarro.