domingo, 5 de dezembro de 2004

QUEM VAI VENDER MAIS: THE INCREDIBLES - OS SUPER-HERÓIS OU O EXPRESSO POLAR?

O ano passado, por esta altura, o filme mais visto foi o Finding Nemo, da Pixar e Disney. Este ano, as apostas vão para dois filmes, The incredibles e Expresso Polar.

O filme da Pixar chega a Portugal acompanhado com a versão do jogo vídeo (como Game Boy e na Play Station 2). Mas já vi livros e sacos de plástico de supermercados anunciando brinquedos associados aos The incredibles. Procurei na página do ICAM, mas ainda não há valores da última semana em termos de bilheteira (pelo que não é possível saber resultados de audiências do filme).

incriveis1.JPG
incriveis2.JPGincriveis3.JPG

Agora, anuncia-se para esta semana a estreia do Expresso Polar, merecendo a capa da revista do Público de hoje, a Pública. E o jogo vídeo também acompanha a estreia do filme (igualmente como Game Boy e na Play Station 2).

polar1.JPGpolar3.JPG

polar2.JPG

Em termos de produção, os filmes são os mais dispendiosos. Mas, através das salas negras do cinema, representam o principal meio de afirmação do produto. Certamente que se segue o filme em DVD. O maior lucro estará aqui: nos DVDs e, em lugar destacado, nos jogos vídeo já publicitados, bem como nos brinquedos e nos livros.

O cinema é cada vez mais a plataforma de lançamento de um conjunto de produtos de indústrias culturais, vivendo de uma sinergia poderosa. Um produto atrai outros. A pergunta que faço é: neste período de Natal, qual dos dois produtos (filmes e associados) ganhará em termos comerciais? Aceitam-se apostas.

[créditos das imagens: El Pais e Sunday Times (ambos de 29 de Novembro); saco de plástico para compras do supermercado Carrefour; Pública, Sunday Times e El Pais (os três jornais de 5 de Dezembro)]

4 comentários:

Jorge Guimarães Silva disse...

Provávelmente o filme “The Incredibles” vai ganhar a “aposta”. Primeiro porque estreou mais cedo, segundo porque o “merchandising” do “Polar express” não estará nos mesmos sítios que o “The Incredibles”.Um exemplo: O MacDonalds é uma fonte, poderosa, de divulgação - bonecos que promovem as películas são oferecidos nos menus infantis e também, os bonecos que se vendem com os Macmenus. o “Polar express” não tem esta divulgação. Finalmente - acho que também é importante - há quanto tempo ouvimos falar de um e de outro?

Rogério Santos disse...

Obrigado pelo contributo.

Rogério Santos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rogério Santos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.