LIVRO DE ESTILO DO PÚBLICO
O jornal Público faz anos no próximo dia 5. Na realidade, surgiu após uma falsa partida, como reconhece o começo do editorial desse dia 5 de Março de 1990: "Foi um desafio dramático à confiança dos leitores e anunciantes e à capacidade de resistência de toda a equipa - jornalistas, colunistas e colaboradores, gráficos, quadros administrativos e técnicos - que produz este jornal" [imagem da primeira capa retirada do livro 300 primeiras páginas 1990-2003, editado pelo jornal vai para um ano].
Desde então, o Público é o meu jornal. Com ele, tenho aprendido muito. Por vezes, não gosto - e aproveito este espaço (ou as cartas ao provedor) (obs.: espero que a prenda do aniversário do jornal aos seus leitores inclua o nome do novo provedor). Mas, fielmente, compro-o sempre.
A razão deste post, a dias do aniversário, prende-se com a saída, prevista para o mesmo dia 5, do novo livro de estilo. Prometo lê-lo com atenção, a partir dos princípios e normas de conduta profissional: "1. O jornalista do PÚBLICO defende a democracia, condição de base para o exercício normal da sua actividade, cujos pressupostos essenciais são a liberdade de expressão e o direito à informação" [nas imagens: capas das edições do livro de estilo de 1998 e de 2005].
ANTECIPADAMENTE: PARABÉNS AO PÚBLICO.
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