terça-feira, 22 de março de 2005

UMA FITA CHAMADA UM PEIXE FORA DE ÁGUA

umpeixeforadeagua3.gifNo original, o filme de Wes Anderson chama-se The Life Aquatic with Steve Zissou (A vida aquática de Steve Zissou), ficando nós sem saber quem é o peixe fora de água. Provavelmente, Zissou, uma espécie de vago comandante Jacques-Yves Cousteau, a quem o filme é dedicado.

Escreve Francisco Ferreira, no último Expresso: "Aos géneros, não se mostra fidelidade, do musical ao filme de piratas, da alta comédia ao filme de aventuras e ao drama familiar". Em entrevista publicada também no semanário do último sábado e ao mesmo crítico de cinema, Anjelica Huston, que faz a personagem Eleanor, diz do realizador Wes Anderson (nascido em 1969): "é um rapaz inteligente, cavalheiro, e tem um olho de lince para inventar personagens originais" [imagens retiradas do sítio Allociné.com, num filme da Buena Vista International].

umpeixeforadeagua2.gifumpeixeforadeagua5.gif

O filme tem uma acção rápida, em que a história principal se desenrola em torno de Zissou, um comandante que faz simultaneamente exploração subaquática e filmes de divulgação científica. Steve Zissou, interpretado por Bill Murray, preserva mais a aventura que a condução racional do seu projecto, envolto entre as tramas traçadas pela sua (ex-)mulher (interpretada por Anjelica Huston), o filho já adulto recentemente descoberto e tornado seu sócio (Owen Wilson) e a repórter (Cate Blanchett), dentro do barco Belafonte. De realçar o trabalho dos estúdios italianos Cinecittà, onde decorreu uma parcela significativa da rodagem, em especial o corte transversal do barco, tendo-se conseguido belas imagens.

Sem comentários: