terça-feira, 5 de julho de 2005

BLOGUE CINECULTURA

No acto fundador, a 24 de Abril último, um domingo, lê-se que o blogue "serve como uma forma de ordenar ideias, fazer uma recolha de textos e interpretar livros, teses, ensaios e outras leituras que me servirão de base para a realização da tese de investigação que estou a realizar na área da Comunicação e Cinema. Como o nome indica, cinecultura é a área onde gostaria de trabalhar. O corpo é a área que e fascina (na Cultura, em geral, e Antropologia); tema cada vez mais frequente no cinema, pode-se dizer que a simbiose entre o corpo humano e a máquina começa em Vertov n' O Homem e a Câmara, ao usar a máquina de filmar como prótese do seu olhar crítico perante a modernidade de um novo urbanismo, mas é no final do séc. XX, com a ascensão das novas tecnologias, que realizadores como David Lynch e Cronenberg exploram esta simbiose.Espero que todos me ajudem com sugestões, críticas e orientação objectiva e dura.Vou tentar realizar posts sugestivos e criativos".

É o blogue Cinecultura, de Isabel Martinho Reis, que descobri agora. Embora sem uma escrita diária, reflecte sobre Baudrillard, Ricoeur, McLuhan e outros, pelo que vale a pena passar por ali. Curioso: Isabel Reis tem links para um conjunto de doutorandos em comunicação; presumo que sejam seus colegas de aventura académica. Boa sorte a ela e aos seus colegas!

1 comentário:

ISABEL Mar disse...

Agradeço o post sobre o meu blog. Fiquei bastante surpreendida, agradavelmente surpreendida. Quanto à sua questão sobre os links para outros doutorandos, sim, tem razão: são os meus companheiros nesta aventura académica, com quem passei alguns várias horas de estudo e de partilha de conhecimento, divertimento com alguma gastronomia à mistura, porque a consolidação do conhecimento e a partilha de experiências culturais faz-se sempre em redor de uma mesa, não é?
Agradeço uma vez mais o apreço demonstrado :) Isabel