sábado, 9 de julho de 2005

UM MAR DE SONS

Trata-se do CD comemorativo da 100ª edição do roteiro cultural de Oeiras, o 30 Dias. Tem, como se lê no pequeno catálogo que acompanha o disco, "Nove músicas cantadas ou tocadas por gentes de Oeiras, numa mistura de sons e estilos", englobando de nomes conhecidos no panorama musical nacional a jovens bandas de garagem: Coro de Santo Amaro de Oeiras, Fade Out, Pedro Osório, Cramol, Desso Blues Gang, Pedro Carneiro, Maria Guinot, Flushot e Coro infantil de Santo Amaro de Oeiras.



A confraternização da 100ª edição do roteiro cultural foi aproveitada para o lançamento do disco, ouvindo-se ao vivo o grupo de música tradicional Cramol e a banda de garagem Desso Blues Gang (a preparar o primeiro álbum). Na mesa onde fiquei, apercebi-me da riqueza de produção em indústrias culturais (livros, CDs) e indústrias criativas (espectáculos, dança, performances, exposições) que as câmaras estão a apoiar, e que o roteiro 30 Dias espelha. Notei até uma rivalidade - que acaba por ser valiosa - entre duas câmaras vizinhas (Oeiras e Cascais) na elaboração ou aceitação e apoio de propostas culturais. Isso significa, por outro lado, a construção ou consolidação de públicos da cultura, criando espaços alternativos ao centralismo de produção e consumo culturais de Lisboa.

1 comentário:

mario santos disse...

Boas tardes. Gostava de poder adquirir este cd ou uma cópia do mesmo pois admiro muito a Maria Guinot e gostava de possuir a canção que ela interpreta neste cd. Quem me puder ajudar ou dar uma dica onde o adquirir eu agradeço. mariosantosf54@gmail.com