quarta-feira, 28 de setembro de 2005

CONSUMO DOS MEDIA ACIMA DE QUALQUER OUTRO

Segundo a newsletter Newscenter., da Universidade de Ball State, com data de 23 último, cada americano gasta mais tempo no consumo de media que em qualquer outra actividade, para além das horas de descanso. Os media incluidos no estudo da Ball State University foram 15, tais como televisão, rádio, iPods, telefones celulares, livros, revistas, internet, mensagens instantâneas e e-mail. O estudo, que traça uma previsão para 2006 em termos de consumo de media, englobou 400 participantes num total de cinco mil horas de uso de media, em Muncie e Indianapolis. Grande parte dos respondentes - pessoas normais e não indivíduos sofisticados em termos do último grito do media - é, inclusive, adepta do uso simultâneo de dois ou mais tipos de media.

Como sociedade, todos somos consumidores de media, disse um dos responsáveis pelo trabalho agora tornado público. Cada pessoa gasta em media cerca de nove horas diárias, o que excede as previsões de dez anos atrás.

As principais conclusões do estudo sobre o consumo dos media são: 1) cerca de 30% do dia é gasto como actividade isolada, contra 20,8% que o fazem enquanto trabalham e 39% o faz como outra actividade; 2) em qualquer hora, um mínimo de 30% dos participantes estava a ver televisão, percentagem que podia subir a 70% em determinadas horas; 3) embora a televisão continue a ser o meio dominante em termos diários de consumo dos americanos (240,9 minutos), o computador surge como o segundo meio de comunicação mais significativo (120 minutos); 4) cerca de 30% do tempo médio é gasto em exposição a mais que um meio em simultâneo; 5) os indivíduos com idades entre os 18 e os 24 gastam menos tempo on-line que qualquer outro grupo etário excepto o de idade acima dos 65 anos; 6) os níveis de exposição a media concorrenciais são mais elevados em pessoas entre 40 e 65 anos que entre as pessoas dos 18 aos 39; 7) as mulheres desempenham actividades múltiplas em dois ou mais tipos de media em comparação com o maior monolitismo dos homens; 8) o uso da internet, e-mails e telefones é mais elevado às sextas-feiras que em outro dia da semana.

O estudo conclui ainda que a introdução do computador no local de trabalho criou uma classe de trabalhadores apta a múltiplas tarefas em simultâneo. Se se pensa que os mais novos são os mais aptos a este desempenho, os computadores obrigaram os mais velhos a seguir a mesma regra, como forma de manter o seu posto de trabalho. Finalmente, o estudo fala de um aumento de controlo de consumo de media através da maior escolha e interactividade.

Sem comentários: