quarta-feira, 7 de setembro de 2005

DIAS FELIZES

O título
dias felizes lembra Samuel Beckett. Aliás, Cristina Fernandes citara-o em 1 de Novembro do ano passado, quando criou o seu blogue, até há dias com o nome de Last Tapes. A mensagem inaugural tinha o título Um lugar: "Onde nenhum. Um tempo para tentar ver. Tentar dizer. Quão pequeno. Quão vasto. Se não ilimitado com que limites" (Beckett, Pioravante Marche).

Cristina Fernandes fora a grande animadora de um luminoso blogue,
Janela Indiscreta [a memória do cinema, do teatro e das letras e a inspiração de João César Monteiro], que acabaria no momento em que ela iniciava o novo rumo. Foi um dos dias mais tristes da blogosfera portuguesa, pois o Janela Indiscreta criara um espaço que mais ninguém ousaria ocupar. Tratava-se de um projecto colectivo.

A 30 de Agosto último, ela anunciava no
dias felizes um "regime de comunhão universal de bens". Mais acima, no mesmo dia, Rui Manuel Amaral (RMA) escrevia "Primeiro post depois dos últimos". À escrita solitária de Cristina Fernandes juntava-se outra escrita. E é bom referi-lo aqui: ganhou uma maior dimensão. A provar que os blogues não são uma moda mas podem ser projectos muito criativos. RMA, a propósito de um belíssimo fotograma de Detective, de Jean-Luc Godard (1985), e por sugestão da Cristina, começou hoje Pancadinhas no borato de sódio, uma fotonovela no blogue. E aceita participações. Visitem-no, admirem as fotografias (caso das de 3 e de 5 de Setembro) e comentem-no. O blogue vale a pena.

2 comentários:

Anónimo disse...

Continua a ser a melhor experiência da blogosfera portuguesa, principalmente pela vontade de fazer coisas e produzir conteúdos. Acho que é isso que falta á maioria dos blogues.

c disse...

muito obrigada Rogério ;-)