JORNALISMO E CULTURA
[o texto seguinte, assinado pelo autor, apareceu originalmente na revista JJ – Jornalismo e Jornalistas, nº 13, de Janeiro/Março 2003]
Este não é propriamente um livro sobre jornalismo, mas abrange a grande área de intersecção da comunicação e da cultura, na qual o jornalismo se fortalece. Ao escrever o livro, Isabel Ferin teve como objectivo central analisar de que modo se processa a mercantilização da cultura e ocorre a hegemonia da indústria de entretenimento norte-americana sobre outras formas de cultura. Na posse de tal quadro de referências, a autora analisa os media e as formas como alteram a cultura do quotidiano.
Uma grande preocupação com a inclusão das mais diversas correntes e movimentos, sem se perder em meandros complexos e abstractos, mas num esforço por produzir uma síntese equilibrada e de grande coerência, tornam a leitura do livro um momento de prazer e encantamento. Os capítulos 2 e 3 são paradigmáticos do labor de Isabel Ferin. No primeiro daqueles capítulos, a autora elenca as concepções de cultura, da clássica à antropológica, marxista, estruturalista, sociológica e dos cultural studies. No segundo daqueles capítulos, enumera os contributos das disciplinas das humanidades na comunicação, sempre dentro de uma perspectiva simultaneamente pedagógica e crítica.
A autora e professora universitária aborda e desenvolve os conceitos de comunicação e cultura, estabelece a ligação epistemológica entre a comunicação e as disciplinas das humanidades e analisa a cultura de massas como espaço autónomo face às culturas de elite e popular. Ela parte de dois pensamentos específicos (liberal e marxista) e releva os estudos culturais do Center of Contemporary Cultural Studies (Birmingham).
Segundo Ferin, os cultural studies – modelo que se expandiu, nos anos 1980 e 1990, para o mundo anglófono e também para a América Latina – colocam os media (caso da televisão) e os novos media no centro da compreensão dos fenómenos culturais, a nível interpessoal mas também nas relações e interdependências estabelecidas entre regiões e países. A inter-relação ou interacção é um conceito que perpassa todo o livro. Isabel Ferin analisa, para além da relação interpessoal, as relações mediadas (por instituições ou tecnologias) e mediatizadas (através dos media). A comunicação como interacção identifica relações e estabelece vínculos entre as várias acepções de cultura, em que não existe um pensamento sobre comunicação sem um pensamento sobre cultura e sociedade.
Na autora, detecta-se um gosto pela história, pela sociologia e pela comunicação, enquanto se denota muito bem o seu saber da realidade europeia (portuguesa, francesa e inglesa), da América latina (onde fez parte do seu percurso académico), conhecendo ainda a realidade africana, por trabalho directo e investigação científica. Por outro lado, e embora menos perceptível nesta obra, Isabel Ferin dá atenção especial às metodologias científicas, nomeadamente aos diversos métodos quantitativos que usa na investigação, e que podemos encontrar em textos que coordenou como Media e discriminação: um estudo exploratório do caso português (com Verónica Policarpo, Teresa Líbano Monteiro e Rita Figueiras) e A ficção em português nas televisões generalistas: um estudo de caso (com Catarina Burnay e Leonor Gameiro), ambos publicados na revista Observatório (Observatório da Comunicação) [ela já publicou outros textos, mas que eu não inscrevera no trabalho publicado na JJ].
Isabel Ferin é docente no Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra. Anteriormente, ensinou nas Universidades de S. Paulo (Brasil), Lusófona e Católica. Tem o doutoramento em Ciências da Comunicação. Os seus estudos incidem sobre análise empírica dos media, nomeadamente análise de imprensa e de televisão.
Leitura: Isabel Ferin (2002). Comunicação e culturas do quotidiano. Lisboa: Quimera, 168 páginas, preço: € 13
1 comentário:
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